terça-feira, 12 de maio de 2015

Conversa: tentativas dos U.S. tranquilizarem os Países Árabes, em Camp David

Media Center, Vídeo
12 de maio de 2015 | 20:09 GMT



Transcrição Vídeo

Ben Sheen: Olá. 
Meu nome é Ben Sheen. 
Eu vou estar falando hoje com de Stratfor Kamran Bokhari sobre a próxima Cimeira de Camp David na América. 
Kamran, o que estamos esperando para ver é uma reunião dos principais contribuintes dos países do Golfo - as grandes monarquias do Golfo. 
E, no entanto, sabemos que tem havido algumas múltiplas omissões no convite, que se estende pelo presidente dos EUA, Barack Obama. 
Sabemos que o rei Salman da Arábia Saudita recusou-se a participar, e algumas das outras monarquias do Golfo enviaram, talvez, menos membros dos seus países para participarem na cúpula de Camp David. 
O que podemos ler para isso?

Kamran Bokhari: Eu acho Ben que não era surpreendente ver que o rei Salman não compareceria e por um número de razões. 
Uma delas é que ele está muito velho e está permitindo que o vice príncipe herdeiro e o príncipe herdeiro que assumam a liderança em matéria de política externa e de governação em geral para o reino enquanto ele permanece como superintendente. 
A partir desse ponto de vista, não é surpreendente. 
A outra coisa é que ele gostaria de ver a nova geração assumir a liderança e ser reconhecida em todo o mundo como a liderança de facto a avançar (ou seja, os dois Mohammeds. Seu próprio filho Mohammed bin Salman e Mohammed bin Naif, que é o principe da coroa.) 
E então há esse aspecto. 
Mas você sabe que por não ir também permite que os sauditas enviem uma mensagem aos Estados Unidos: "Olha vocês convidaram o rei e os chefes de estados, mas vocês sabem que nós não estamos chegando." 
É uma maneira de lembrar a Washington de que nem tudo está bem entre eles, e que Riad e os seus aliados estão realmente preocupados com o que os Estados Unidos estão fazendo com o Irão em termos de negociações nucleares e o processo de aproximação global.

Ben: Tendo isso em mente Kamran o que você acha que vai estar na agenda?

Kamran: Há toda uma série de coisas que terão de ser discutidas, mas, obviamente, tudo vem com o GCC ou a preocupação árabe pelo crescente inclinar dos U.S. em relação ao Irão ou o noivado dos EUA com o Irão e os impactos com a segurança para os países do Golfo e do mundo árabe. 
Dentro desse quadro há muito para falar sobre em termos de como avançar na Síria, especialmente agora que a Arábia se juntou à equipa do Tag Turco-Qatari. 
Então, é claro, há o Iêmen, o conflito de preparação, onde os sauditas se têm envolvido, e estão liderando uma coaligação sob a forma de uma intervenção militar. 
Há o futuro do Iraque e como esse país o resolverá. 
A ameaça é ou Daesh - isso é outra preocupação partilhada. 
Mas, afinal, tudo cai sob a preocupação árabe para o crescente envolvimento dos EUA-Irão.

Ben: Tudo acontece realmente dentro daquele contexto do descongelamento das relações entre os Estados Unidos e o Irão. 
Kamran, o que você vê na verdade, serem os principais resultados da reunião em si?


Kamran: A fim de realmente compreender o resultado Ben eu acho que nós precisamos de olhar para qual foi o motivo por de trás dessa reunião? 
Óbvio que foi chamado pelo presidente Barack Obama após um longo período durante o qual os Estados árabes não fizeram segredo, expressando muito abertamente e em voz alta, a sua raiva contra os Estados Unidos pelo o que eles consideram com vista para a segurança árabe e do Golfo por causa do envolvimento com o Irão. 
Então, o presidente Obama, convidando todos esses líderes para Camp David queria deixá-los saber, "Olhe, estamos lidando com o Irão. 
Isso não significa que nós estamos a ignorar ou a esquecer as vossas preocupações de segurança. 
Por outras palavras, não estamos jogando-nos para debaixo do autocarro no processo. "Então essa foi a intenção. 
Agora, com esses líderes não aparecendo, houve uma espécie de mudança que os EUA estavam esperando. 
Eu não acho que houve essa expectativa em Washington que, no último momento você teria o rei saudita a não aparecer. 
Eu acho que esse tipo perturba os Estados Unidos e, portanto, eu acho que o que vai ser o foco desta discussão é garantir aos árabes de que os Estados Unidos não estão os abandonando e convencê-los de que eles não devem se opor às negociações nucleares e não estarem excessivamente preocupados. 
É uma tarefa difícil, mas que é exatamente o que eu acho que o foco será, desta discussão.


Ben: Muito mesmo. 
Claramente que muitas pessoas influentes do Médio Oriente e supervisionando os Estados Unidos nesse local, haverá alguma espécie de avançar. 
Kamran, muito obrigado por me juntar hoje.

Kamran: Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário