terça-feira, 19 de abril de 2016

"Mãe, eu estou vivo": a mãe recebe a notícia de filho declarado KIA

Estórias da Frente
Fonte da mídia ucraniana
Valentyna Eminova
2016/01/17
























A incrível história da mãe de um soldado ATO que recebeu notificação oficial da morte de seu filho, e um ano depois se reuniu com ele na porta de sua casa.

               Olha Pohrebnyak
Olha Pogrebnyak nos disse que ela havia continuado esperando e acreditando quando toda a gente tinha desistido.
46 anos de idade Olha a partir de Lviv vive sozinha com seus dois filhos: 22 anos de idade Oleksiy e sete anos de idade Mykyta. Oleksiy partiu para a frente, no verão de 2014.

Oleksiy havia dito repetidamente que ele queria servir como um voluntário, e um dia Olha chegou em casa do trabalho e encontrou um bilhete sobre a mesa dizendo que ele tinha ido para lutar.

Ela recebeu um telefonema algumas semanas mais tarde: "Mãe, eu estou vivo, está tudo bem!"

"Nossas conversas foram sempre muito breves.", lembra Olha.
"Ele não me disse onde ele estava estacionado.
Ele disse que não deve repetir tais informações sobre o telefone, pois pode cair em mãos inimigas.
Uma vez que ele mencionou que ele estava com o Azov Batalhão ".

Olha chorou, orou e viu as notícias do horror, quando ela aprendemos sobre o buraco do inferno Ilovaisk.

A notificação oficial de mortos chegou no final de agosto.
"Alisha do última vez me chamou no dia 25 de agosto do ano passado, e em 28 de agosto, recebi a notificação oficial da morte. No início, eu acreditava, mas quando me disseram que o corpo de Alisha não pôde ser encontrado, comecei a ter segundos pensamentos. "
Longos dias esticada em noites sem dormir cheios de angústia, dor e centelhas fracas de esperança.
O coração de Olga se recusou a acreditar que seu filho tinha ido embora ...
"Todas as minhas tentativas para obter mais informações eram inúteis. Eu procurei em todos os lugares, e até aprendeu a usar o Facebook. Se não fosse por meu filho mais novo Mykyta, eu realmente não sei se eu tivesse sido capaz de lidar com essa tristeza sem fim. Eu disse Mykyta sobre a morte de Alyosha disse, mas não de uma só vez; Eu estava muito preocupado como ele recebeu a notícia ... Mas ele ouviu a minha história e me disse que nunca me deixaria ".
Três meses depois de receber a notícia da morte de seu filho, Olha foi no site do Ministério da Administração Interna - "corpos não identificados" - que exibe centenas de fotos de corpos mutilados dos soldados.
"Preenchi os dados do meu filho e clicado em em" Pesquisar ". Eu não posso falar sobre isso ... as fotos são horríveis e horríveis de se olhar. Na maioria dos casos, tudo que você vê são carbonizados permanece ... Eu tremo cada vez que penso nisso. "
 Olhaficou aliviada ... ela não reconheceu Oleksiy em qualquer uma das fotos.

Em maio, Olha recebeu uma mensagem de texto de um número desconhecido: "Mãe, eu estou vivo."
Ela queria chorar de alegria, mas ela sabia que estas poderiam ser burlões que relatam sobre os homens detidos como prisioneiros e reivindicar o dinheiro de suas vítimas.
"Ninguém respondeu quando eu chamei esse número. Voluntários me avisaram que eles podem ser brincalhões que tentam tirar proveito do sofrimento das pessoas. Eu fui para a SBU, onde foi-me dito que era impossível determinar exatamente de onde esta mensagem de texto veio. Eles só poderia dizer que foi originado no Donbass, e que provavelmente eram burlões que tentam obter dinheiro de mim como o meu filho tinha morrido e seu nome não aparece nas listas de prisioneiros ou pessoas desaparecidas ".
Olha continuou a esperar por seu filho ...
"Você sabe, eu rezava o tempo todo. Não apenas para o meu filho, mas para todos os meninos que lutam no leste. "
Em 5 de agosto, quase um ano após a notificação oficial, Olha sonhou com um enorme arbusto Kalyna vermelho brilhante (guelder rosa). No dia seguinte ela postou a seguinte mensagem no Facebook:
"Eu tive um sonho tão estranho ... Era como se eu não estava olhando diretamente para o mato. Na verdade, eu tinha realmente se tornar o Kalyna. Como pode ser isso? O Kalyna simboliza a maternidade e representa a casa, os pais e tudo querida. O Kalyna é o símbolo ucraniano de unidade, unidade entre os vivos, os que já partiram para o outro mundo, e aqueles que estão esperando para nascer ... Era um sinal do meu Alyosha? "
Em 9 de agosto, Olha escreveu e postou um poema dedicado a seu filho. "Querido filho meu, eu confio e acredito que você vai voltar para casa."


 Oleksiy voltou no dia seguinte ...
"Eu fui visitar minha irmã em Volyn; ela estava cuidando de Mykyta então. Quando voltei à noite, meu vizinho Dusya disse: "Olia, querida, um cara está sentado à sua porta desde sábado. Eu disse a mim mesmo: "É Oleksiy!" Meus joelhos se dobraram e eu me senti desmaiar ... "
Abaixo do está Facebook de Olha:


Olha Pogrebnyak, 10 de agosto - "Eu posso dizer nada ... apenas lágrimas de alegria. Caro Senhor, Você respondeu às minhas orações. Oleksiy voltou para casa ...

Descobriu-se que Oleksiy tinha sido feito prisioneiro, e realmente tinha enviado sua mãe a mensagem de texto.
Ele estava magro, com cicatrizes em sua cabeça e nas bochechas, vários dentes estavam faltando, várias costelas quebradas não tinha remendado corretamente e foram saindo estranhamente sob a pele; ele se recusou a ir para o hospital, abalou e tremeu em cada ruído alto, cobrindo a cabeça e rosto com os braços.
Oleksiy gritava à noite, durante o sono, e recusou-se a sair da cama ...

Pequeno Mykyta foi uma grande ajuda para Oleksiy.
"Mykyta não deixou lado de seu irmão. Ele contou-lhe histórias, e Alyosha ouviu e ouviu. Ele quase não falou comigo, mas eu não estava ofendido; Eu estava grato que ambos os meus filhos estavam em casa. Mykyta é tão sério e orgulhoso de que seu irmão voltou da guerra; Eu quase não reconhece o meu mais novo. Pergunto-lhe o que eles falam, mas ele me diz que é conversa de homens ".
Um dia, Olha decidiu chamar um psicólogo, mas nada funcionou. Quando Oleksiy soube que sua mãe tinha chamado um médico, ele ficou irritado, virou a mesa sobre, gritou com ambos e se trancou em seu quarto.

Mas, um dia, o estouro da bolha ...
Quando os dados oficiais sobre o número de vítimas durante a batalha de Ilovaisk foi anunciado, Oleksiy disse que era tudo uma mentira e que os homens tinham vivido o inferno.
Olha estava sentado em frente ao computador na cozinha; foi cerca de quatro horas da manhã, quando Oleksiy veio até ela e disse: ". Mãe, vamos tomar uma bebida"
"E assim, tudo veio à tona ... como o sangue que derrama de uma ferida fresca. Ele me contou sobre os horrores que tinham experimentado, sobre os meninos que não voltam para casa, como se sentiu quando eles estavam sendo bombardeados com Grads em Ilovaisk, como tudo ficou confuso diante de seus olhos e ele não sabia onde o céu estava e onde o terreno era, como ele não sabia para onde ir e o que fazer. Ele me contou sobre o momento em que ele percebeu que só Deus poderia ajudar, quando um amigo com quem ele estava falando há alguns minutos foi subitamente morto, quando ele não tinha mais forças para puxar seu amigo de distância, quando começou a culpar a si mesmo por tendo sobrevivido. "
Em um ponto Olha ela disse  simplesmente para o seu filho parar , porque era muito difícil e doloroso para ouvir a sua história.

Depois de falar sobre esses tempos terríveis, mãe e filho falaram sobre quantos soldados tinham permanecido não enterrados no campo de batalha, foi feito prisioneiro, e que angústia e dor das famílias desses combatentes estavam enfrentando
"Eu queria ajudar e apoiar todas as mulheres que foram deixados no escuro como eu. Elas também devem se expressar, compartilhar sua dor e eu decidi que deveríamos ficar juntos e descobrir o que realmente aconteceu com seus entes queridos. Alyosha e eu decidimos elaborar uma lista de homens que tinham morrido ou estavam desaparecidos em ação. Esta tarefa se transformou gradualmente vida Oleksiy em redor ".
Muitas pessoas responderam à sua chamada à ação; pessoas enviaram suas próprias listas, alguns oferecendo-se para ajudar com processamento de dados, uma outra pessoa criou um site e publicou os dados coletados.
Olha admite que ela levou um longo tempo para publicar as listas como eles tinham medo que os fraudadores iria tirar proveito das famílias.
Oleksiy finalmente convenceu sua mãe que era a melhor coisa a fazer.
"Ele me disse que os rapazes lá deve saber que as famílias e amigos estão olhando para eles e esperando por eles para voltar para casa. Parece que Alyosha pensei que tinha aprendido a viver sem ele e não esperava que ele voltasse para casa ... Que pensamentos terríveis chegou aos nossos filhos nesta guerra horrível! "
Oleksiy acalmou, começou a se comunicar mais com sua família e amigos, dormia com facilidade e começou a renovar os documentos que tinham sido perdidos durante o seu cativeiro.
No entanto, ele se recusou a ir para a terapia de reabilitação, dizendo que era demasiado cara.

Oleksiy ficou ainda melhor quando Olena veio vê-lo.
Olha não sabia nada sobre esta jovem ...
"Alyosha não me disse nada sobre Olena; ele apenas disse que ela o ajudou muito a caminho de casa, e se não fosse por ela, ele não teria conseguido vir para casa. Parece que eu tenho uma filha agora. "
A casa onde viveu recentemente uma mulher solitária com seu filho agora abriga uma grande família, mais Barsyk o gato, um novo membro da família.
Os jovens não têm muito a dizer, mas é o suficiente para uma mãe ver seu filho novamente e sonhar com netos.
Ela não deseja publicar fotos dela Alyosha e não mudou a sua imagem de perfil FB - uma vela acesa na memória de todos os outros homens que nunca voltaram da guerra.

Olha se tornou um símbolo de esperança para muitas mães ucranianas que querem acreditar que um dia eles vão voltar para casa e também ouvir uma voz familiar dizer: "Olá! Me reconheça?

"Coração de mãe nunca comete um erro. Acredite em mim, ele nunca pode ser enganado. Queridas mulheres em todos os lugares, não desistem, rezem, confie em seu coração, e não acredita no que ouve. Tenha fé e esperança, apesar de tudo e contrariamente a tudo! "

De acordo com números oficiais anunciados pela SBU, 800 militares ucranianos foram declarados desaparecidos em ação Em outubro de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário