terça-feira, 19 de abril de 2016

Militantes pró-russos na Ucrânia Oriental Ocupada Tortura Pastor protestante a se converter à Igreja Ortodoxa Russa

Estórias da Frente
Kseniya Kirillova 
2016/04/19

Pastor ucraniano protestante Aleksandr Khomchenko

A história de Alexander Khromchenko, um pastor protestante de Donetsk, embora, infelizmente, muito típico, é não menos terrível _. Este pastor, que orou pela paz no centro de sua cidade natal, em sua própria terra natal, foi preso e brutalmente torturado pelos chamados "rebeldes" dos serviços da segurança "República Popular de Donetsk (DNR)."
Isso ocorreu em agosto de 2014, logo depois Igor Girkin, a operações especiais oficial russo GRU vulgarmente conhecido como Strelkov, invadiu Donetsk com sua banda de militantes.
Na semana passada, o pastor testemunhou em Bruxelas sobre os crimes dos invasores russos que pessoalmente testemunhou .
Falei com ele sobre o seu calvário.


A força de ocupação não gostava que o pastor e os paroquianos na igreja Aleksandr Khomchenko na Praça da Constituição de Donetsk tem vindo a realizar serviços de oração diárias que incluía orando pela Ucrânia como parte de sua adoração.
De acordo com Aleksandr, antes da invasão real da cidade, bandidos da Rússia locais, às vezes, atacar a tenda de oração, mas eles não estavam realizando um all-out "guerra de aniquilação" contra outras crenças religiosas.
Acontece que, na verdade, que esses chamados "rebeldes" tinham pouco em comum com os moradores locais de Donetsk.

O pastor lembra: "Eu, pessoalmente testemunhei a supostamente 'local mineiros' segurando um comício em Artem Street, pouco antes de que se aproximaram de mim para perguntar como chegar a Artem Street.
Na verdade, como eles estavam derrubando a bandeira ucraniana, eles também derrubaram a bandeira da equipa de futebol dos mineiros locais, e eles nem sequer perceber o que a bandeira representava.
Em outras palavras, todos esses mineiros 'foram trazidos para nós principalmente a partir de Rostov e Belgorod [Rússia].
Por exemplo, não pró-Rússia comícios nunca aconteceu simultaneamente em Donetsk e Luhansk.
Estes 'ativistas' iriam realizar um comício em um lugar, e, em seguida, aqueles mesmos "ativistas" para o próximo lugar e realizar um comício lá.
Havia, é claro residentes locais que participaram nestas reuniões, especialmente aqueles sindicalistas que foram pagos para participar.
E, claro, havia outros que participaram porque acreditavam sinceramente nas histórias que foram contadas sobre o "mal Banderites '[nacionalistas ucranianos] ter tomado a Ucrânia.
Eles provavelmente também acreditavam sinceramente as promessas que suas dívidas bancárias seriam perdoadas ".

Oração reunião dos membros da Igreja da Palavra 
da Vida, rezando pela paz na Ucrânia
De acordo com Khomchenko, bandidos locais atacaram a tenda de oração em quatro ocasiões distintas.
Durante esses ataques, "o nosso equipamento de som de amplificação foi levado embora, eles nos fizeram remover quaisquer símbolos da Ucrânia, que vencer os nossos fiéis, embora eles não se atreveram a  provocações mais sérias do que estas.
Mas depois Girkin e seu povo apareceu em Donetsk sob o nome de "Exército Ortodoxo Russo," tornou-se claro que ficou claro que não haveria limite para o que esses fanáticos eram capazes. "

"Antes de sua chegada, algumas pessoas de nossa igreja havia sido detido pelos militantes, mas que foi mais por razões estratégicas da nossa localização.
Por exemplo, a nossa igreja passou a ser um bom ponto de partida para realizar os bombardeamentos e colocar obuses. Surpreendentemente, os separatistas realmente tentaram atirar principalmente a partir de áreas civis.
Eu, pessoalmente, saber que eles entraram no quintal da residência privada de amigos meus e conduziram os bombardeamentos atrás de suas cercas.
E eles sequer levantar uma bandeira ucraniana.
Isso foi exatamente o que eles fizeram na região densamente povoada de Putilovka, onde eles dispararam desde os quintais de casas de 9 andares.
Graças a Deus não houve fogo de retorno do exército ucraniano. Mas quando Girkin chegou, nossas igrejas foram removidas não para fins estratégicos, mas para os religiosos.
Nenhuma outra religião que não a do Patriarcado de Moscovo pode existir ", diz o pastor protestante.
                                                                                                                 Pastor Alexander Khromchenko

"Rezar na parte central da cidade tornou-se mais e mais perigoso. 
Poderíamos começar com 250-300 adoradores, mas no final não mais de 40 permaneceria. "
Aleksandr lembra: "Muitos paroquianos começaram a proibir os seus maridos de frequentar.
Mas eu não podia abandonar meu ministério. "
Aleksandr disse que tinha visto os resultados de sua oração, e compreendeu que as pessoas precisavam dele.

"As pessoas vinham, ouvir os nossos sermões e orações.
Alguns poderiam até mesmo pedir-nos directamente, 'Não nos deixe.
Você é uma ilha de sanidade em um mundo enlouquecido. "
Alguns até confessaram os seus pecados.
Por exemplo, um militante armado se arrependeu e tentou me dar a arma.
Nós acabamos  levando a arma e jogando-a no rio. Todo dia eu preparado para o fato de que eu seria preso. Mas eu decidi ficar fora até ao fim ", recorda Aleksandr.

Além da oração, Khomchenko e seus assistentes ajudaram evacuar as pessoas que não foram capazes de deixar a zona de guerra de forma independente: principalmente mulheres, crianças, idosos e deficientes.
Finalmente, o inevitável aconteceu, e Aleksandr foi-se preso.
O pastor foi inicialmente levado para o Ministério do Interior, que tinha sido capturado pelos homens russos GRU.
Foi lá que os ocupantes realizaram sua "inteligência" e "contra-espionagem."
Eles procuraram ter o pastor divulgar os nomes dos "residentes ucranianos" que ainda permanecem em Donetsk.
Eles queriam saber onde os cofres foram mantidos, e os nomes dos que dos financiadores da igreja, quais os GRU suspeitos eram americanos.
Claro, vale a pena afirmando que o pastor era incapaz de responder a uma única pergunta porque ele não tinha nada a ver com a inteligência ucraniana.


"Pareceu-me que eles eram fanáticos que realmente acreditavam na propaganda russa."
Por exemplo, o líder da sua inteligência que me interrogou (de nome  Nikolayevich) , me disse que ele veio de Belgorod para "combater a junta fascista".
Era uma espécie de estranho que um homem chamado "Bes" [ "diabo" em russo-ed.] Estava lutando por Ortodoxia Russa, e um homem chamado "Abwehr" [ "Defesa" em alemão-ed.] Estava lutando contra o fascismo.
Seu chefe da contra-espionagem também me disse que ele tinha vindo para "uma grande Rússia", o pastor se lembra.
Encontro de oração pela paz na Ucrânia. 
Os membros da Igreja da Palavra de Vida
Após o interrogatório, Aleksandr Khomchenko foi levado para "NKVD Makeevka."
Isso é exatamente o que os militantes chamado seus aparelho de segurança do Estado em Makiivka.
Durante quatro dias e noites, os homens da NKVD recém-aparecidos submeteram os detidos Khomchenko às formas mais brutais e perversas de tortura.
Apenas um dos guardas de segurança locais, que tinham conhecido o pastor anteriormente, tentaram tratar Pastor Aleksandr como um ser humano.
Na verdade, ele admitiu que o detido que ele tinha concordado em trabalhar com o NKVD como um "grub", as pessoas autorizadas a voltar para casa.

Oficialmente Aleksandr foi espancado porque os militantes encontraram cheques no porta-malas de seu carro, que tem placas de Dnepropetrovsk.
Isso por si só acabou por ser motivo suficiente para culpar o pastor para "trabalhar para Kolomoyskyi" [oligarca-ed ucraniana.].
Pastor torturado Alexander Khromchenko

"Quando eu fui levado para o porão NKVD, eles só me bateram por aproximadamente 40 minutos antes mesmo de começar a falar comigo."
Eles sugeriram que eu converter para Ortodoxia Russa.
Eles me ofereceram US$ 300 por dia para servir em sua ordem ortodoxa.
A propósito, os militantes claramente não sabiam nada sobre a Ortodoxia ou até mesmo o cristianismo.
Várias vezes eles providenciado execuções simuladas, onde eu pensei que tinha apenas alguns segundos para viver ", confessa Aleksandr.

O Pastor confirma que foi apenas a sua fé e a experiência de Cristo que o ajudou a suportar o abuso, mesmo que a dor era insuportável.
Pelo seu exemplo não podia afectar grandemente os militantes bêbados, embora ele não ter uma influência sobre seus companheiros de cela.
Aleksandr lembra: Havia muitas pessoas diferentes atrás daquelas paredes.
Dois deles, pai e filho, cansados de viver sob o fogo constante, sem eletricidade ou água, saiu para tomar banho na lagoa local, e no caminho de volta, eles foram detidos por agirem como observadores do fogo de artilharia.
Um promotor DNR também estava na cadeia comigo ".

"Eles feriram um detido, chamado Veniamin, tão brutalmente que eu simplesmente não conseguia entender como ele pudesse ter sobrevivido.
Ele era um médico e eles prenderam certo em seu escritório porque os militantes receberam algumas informações que ele tinha estado em Maidan [em Kiev durante os protestos euromaidan de 2014, ndr.].
Uma vez que ele veio a mim e disse: 'Pai, que me disse que eles vão me executar amanhã.
Eu não sei o que fazer. '"O pastor se lembra.

"Uma vez que eles me penduraram pelos braços e colocaram uma máscara de gás sobre o meu rosto e fecharam a mangueira. Quando comecei a engasgar, eles liberaram a mangueira por isso gostaria de tomar uma respiração profunda reflexiva.
E apenas naquele momento, como eu respirei profundamente, eles me colocaram um pouco de algodão com álcool.
Eu desmaiei.
A próxima vez que eles fizeram a mesma coisa para mim, eu inalado novamente e os militantes ligaram a  água para a mangueira.
Eu respirei uma tonelada de água em meus pulmões através da mangueira fora da máscara de gás.
Quando voltei a mim, com a minha cabeça baixa, os bandidos tomaram um pau e bateram a água dos meus pulmões ", continuou o pastor.

Após quatro dias de inferno, Aleksandr foi libertado da detenção. Sua esposa, que sempre  estava em  pânico com medo em torno de pessoas com armas, reuniu coragem para enfrentar militantes DNR armados até os dentes, a fim de salvar seu marido.
Felizmente, após a intervenção de parentes, o pastor protestante foi libertado.
Mas ele reconhece que ele vai, sem dúvida, lembrar o seu cativeiro em Donetsk para o resto de sua vida.

Traduzido por: Paula Chertok
Fonte: Krymr.com

Sem comentários:

Enviar um comentário